terça-feira, 31 de maio de 2011

Semeando Lágrimas


Salmos 126:
“1. Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho.
2. Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo".
3. Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.
4. Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto.
5. Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.
6. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.”

Este é um cântico de peregrinação, conhecido também como cântico dos degraus. Era cantado por povos que etavam tanto indo para uma terra prometida, assim como o povo de Moisés fazia em direção a terra que manava leite e mel prometida por Deus, quanto voltando para sua própria terra, que é o caso desse Salmo.
Neste Salmo, em particular, o povo se alegrava pois o Senhor havia libertado-os dos cativos babilônicos e os lelava de volta a Sião. Afirmando que apesar de todos os sofrimentos conseguiram vencer.
Uma outra observação que pode ser feita, também, é que os cânticos de degraus podem ser lidos de baixo pra cima, podendo ter até um melhor sentido. Veja:
1-      Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. [A frase por si só já traz uma mensagem de esperança.]

2-      Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. [Reforçando os primeiros dizeres.]

3-      Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto. [A restauração é pedida para os que tem sofrido e vão perdendo suas forças.]

4-      Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. [Apesar de tudo, alegre-se pois o Senhor renova as forças e tem feito o melhor.]
5-      Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo". [Além de você, outras pessoas começam a ver o mover e o agir do Pai.]

6-      Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. [Até que, finalmente, as alegrias são colhidas!]


Quem sabe hoje, ou até mesmo ultimamente, você têm chorado e seus dias têm sido de lutas, e tem se deleitado na presença de Deus, muitas vezes clamando por misericórdia e por uma solução, pensando até mesmo que Ele o abandonou.
Que possamos encher nossos corações de esperança pois Deus não se esquece de nós. Ainda que tudo pareça perdido, cofie.
Sabe... todas as vezes que você têm chorado nos pés Dele esta plantando orações, lágrimas e até mesmo sentimentos, muitas vezes nada maravilhosos, mas que a paz do nosso Senhor possa inundar seu coração de esperança pois o verso 6 diz que aqueles que têm plantados suas lágrimas, voltarão colhendo alegria!
O que mencionarei pode parecer um pouco esquisito, mas é a verdade: O deserto é o melhor momento de sua vida! O cativeiro é o melhor momento, aproveite-o!
Sabe por que? É quando deixamos de lado nossa “capacidade humana” sabendo do impossivel, a nós meros mortais, e entregamos nas mãos de Deus, lembrando, que Ele nunca perde uma batalha! E como teremos uma vitória sem uma batalha? Aquela só existe se houver uma luta e se vc vencer, mas é impossivel não vencer aliado a um Deus que nunca perdeu, e o melhor, que vai a sua frente para que não se machuque tanto.
Alegremo-nos, então, porque assim como Ele fez com aquele povo, fará contigo te abençoando com a alegria da colheita, a alegria de um vencer.

Amém.

Que essa palavra possa fortificar o seu dia :)