quarta-feira, 11 de maio de 2011

Restabelecendo a conexão com Deus

A palavra de Deus é uma carta de amor a nós.

Para construirmos um relacionamento com Ele é necessario dedicação.
Sabe quando conhecemos alguém e essa pessoa é tão bacana que desejamos te-la como amiga? Então... para chegarmos ao ponto de podermos considerá-la e até mesmo chamá-la como tal é necessário que a pessoa realmente atinja nossas expectativas de amizade e nós as dela. Tudo isso é uma construção de confiança, carinho, troca de experiências, momentos e até mesmo segredos.
Com Deus não é muito diferente.
Ele nos ama desde que nos criou, mas para estabelecermos um relacionameto com o Pai é necessário as mesmas coisas que precisamos para a construção de uma amizade.
Sei que, devido a correria do dia a dia, muitas vezes não temos tempo para dobrar nossos joelhos e nos deleitarmos na presença Dele, mas não precisamos estar, necessariamente, de joelhos dobrados para que Ele nos ouça. Assim como vc costuma conversar com aquela melhor amiga(o) o tempo todo, pode fazer o mesmo com o Senhor.
Uma das coisas que melhora e muito nosso relacionamento com Ele são os devocionais e podem ser feitos por nós mesmas. É na leitura da palavra que encontramos as respostas às perguntas que fazemos.

Encontrei no livro da Pam Farrel, Mulher de Influência (traduzido pela editora Vida em 2006) seis métodos simples que podemos usar para estudar a bíblia, mas apresentarei cinco deles:
  1. Seja reporter: Abra a bíblia, leia um versículo qualquer, faça sobre ele essas perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando? Por quê? Como? Esse procedimento a ajudará aprender os elementos básicos do versículo. Obs. O como funciona melhor neste tipo de pergunta: "Como posso usar o que acabei de aprender?"
  2. Seja psicóloga: Torne-se observadora de uma personagem da Bíblia. Leia e anote suas palavras e ações. Se puder, descubra seus traços de caráter. Para facilitar o estudo, ultilize uma concordância bíblica. Procure e anote os versículos relacionados a ela.
  3. Seja uma florista: Assim como a florista ajunta as lindas flores do mundo para formar um buquê, você também poderá ajuntar versículos sobre um tema recorrente na Bíblia. Examine questôes complexas como: Por que existe dor e sofrimento? Como posso lidar com o medo? Use uma concordância bíblica para encontrar todas as palavras e expressões relacionadas a cada pergunta.
  4. Seja uma linguísta:  Estude a raiz das palavras para compreender melhor seu significado. O hebraico é uma língua composta de sinais. Se estudarmos a evolução da palavra hebraica, teremos uma idéia mais clara de seu significado. O grego, por outro lado, é uma língua muito exata. Para ajudá-la você poderá usar dicionários blíblico universais, de gramatica do grego no N.T, concordancias bíblicas. Para ajudar, também, é recomendável ler bons comentários bíblicos e compará-los com seu estudo.
  5. Seja uma artista: Todos os dias anote um versículo especial ou duas palavras importantes pra você. Use a criatividade para fazer anotações em sua Bíblia. Com isso, você terá mais facilidade para compreender a passagem. Depois, transforme as anotações em uma obra de arte. Deus fez de você uma artista, portanto ele se revelará aos seu coração de artista.
Bom... Por enquanto é só. Espero que tenha gostado.